News

Workshop para Professores, organizado pelo cE3c: "A importância de ser simbiótico" - 24 novembro, 10h00-13h00, na FCUL


Photos Gallery

13/11/2017. Nas imagens: exemplos de líquenes.

No próximo dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, o cE3c organiza o Workshop “A importância de ser simbiótico”, dirigido a professores. O workshop será leccionado elas investigadoras Silvana Munzi, Catarina Gouveia (cE3c) e Stefania Caporale (Università del Molise).

Muitos seres vivos vivem em sociedade, e muitos deles vivem no estado de simbiose, sendo alguns simbiontes obrigatórios (ou seja, não conseguem viver sem os seus parceiros). Neste workshop, os líquenes e as micorrizas serão apresentados como dois exemplos de associações simbióticas obrigatórias; enquanto os líquenes são associações entre uma alga ou cianobactéria e um fungo, as micorrizas são fungos que se associam a plantas superiores.

O workshop terá lugar entre as 10h00 e as 13h00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Esta atividade está integrada na Semana da Ciência e da Tecnologia (20 a 26 novembro), uma iniciativa dinamizada pela Ciência Viva.

Workshop de entrada gratuita, sujeito a inscrição prévia obrigatória.

Mais informações disponíveis aqui. (O link remete para a lista de actividades que terá lugar em Lisboa no dia 24 de novembro, sendo apenas necessário pesquisar pelo título desta actividade, "A importância de ser simbiótico"

Link directo para inscrições disponível aqui.

 

Resumo da atividade:

Muitos seres vivos vivem em sociedade, e muitos deles vivem no estado de simbiose, sendo alguns simbiontes obrigatórios. Ou, seja, não conseguem viver sem os seus parceiros. 

Nesta atividade vamos apresentar dois exemplos de associações simbióticas obrigatórias: os líquenes e as micorrizas. Enquanto os líquenes são associações entre uma alga ou cianobactéria e um fungo, as micorrizas são fungos que se associam a plantas superiores. 

Ambos têm características interessantes, pois estão adaptados a ambientes extremos e são tolerantes a fatores de stress, como a seca, falta de nutrientes ou o aumento da temperatura. Têm por isso um papel importante no nosso quotidiano, para a produção de alimentos, saúde ambiental e outros serviços do ecossistema, embora passem despercebidos para a maioria da população. 

Faremos uma pequena introdução à biologia e ecologia dos líquenes e micorrizas, seguido por uma demonstração das suas aplicações práticas, principalmente na agricultura, restauração ambiental, biomonitorização e estabelecimento de boas práticas ambientais. 

Para terminar, apresentaremos algumas atividades simples que poderão ser desenvolvidas com estudantes, desde uma simples observação no campo até à avaliação dos impactos de poluentes no ar. 

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade