News

30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola


Photos Gallery

Com três décadas de funcionamento, são muitas histórias que a Herdade da Ribeira Abaixo tem para contar. Histórias de ciência e educação avançada, escritas por dezenas de investigadores/as e centenas de alunos, que têm em comum o montado como pano de fundo e a salvaguarda da sua biodiversidade como missão.

Estação de campo do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, em estreita articulação com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, situa-se no coração da Serra de Grândola, numa das mais vastas extensões de montado de sobro em Portugal. Com uma área de 221 hectares em Santa Margarida da Serra, no Município de Grândola, a Herdade é composta por um rico mosaico de habitats que alberga mais de 800 espécies de fauna e flora.

A importância ecológica deste território, alicerçada numa forte ligação à comunidade local, foi a razão da escolha da Herdade como local ideal para o desenvolvimento de atividades de investigação e ensino superior nos vários domínios da ecologia, bem como para a promoção de ações de educação ambiental e ciência-cidadã.

No fim-de-semana de 24 e 25 de fevereiro esta história irá ser, mais uma vez, celebrada com a exposição de fotografia “Herdade da Ribeira Abaixo: 30 anos do coração da Serra de Grândola” e com um bioblitz intensivo, onde praticamente nenhum grupo de espécies será deixado de fora.

Patente na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola até 18 de março, a exposição reúne 65 fotografias captadas pelos/as alunos/as e investigadores/as que fizeram da Herdade a sua casa. Mais do que a qualidade de cada imagem, o seu conjunto ilustra o valor sem paralelo da Herdade enquanto estação de campo, infraestrutura e laboratório-vivo. A iniciativa conta com a curadoria de Inês do Rosário, Rúben Oliveira e Rui Rebelo, e com um módulo dedicado ao trabalho de doutoramento de Ana Luísa Barros, resultante do projeto vencedor que apresentou na 2ª edição do Orçamento Participativo do CE3C. A inauguração decorrerá no sábado, 24 de fevereiro, pelas 16h00.

Logo após a inauguração da exposição, terão início as atividades do bioblitz na Herdade – a avaliação rápida da biodiversidade de um local com a participação ativa dos cidadãos. Ao final da tarde e noite os participantes serão levados pelas teias da noite e atraídos pela luz, com vista ao levantamento das espécies de aranhas e borboletas noturnas. No dia seguinte, domingo, o programa começa pelas 9h00, num convite a um voo sobre o montado e à descoberta das aves. Seguem-se os mamíferos, insetos polinizadores, flora, líquenes, musgos, répteis, anfíbios e os peixes até às 17h00. O dia termina com a apresentação dos resultados deste esforço coletivo e a celebração da vida selvagem da Serra de Grândola.

As inscrições para o bioblitz devem ser feitas através do link bit.ly/bioblitzherdade ou do telefone 269 750 429. Mais informações através do e-mail itrosario@ciencias.ulisboa.pt.

__________________

Notícia por Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação CE3C.


Tags: HRA Herdade da Ribeira Abaixo Grâ ndola exhibition bioblitz

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

  • Projeto mobilizador Smart Farm 4.0 galardoado com Prémio de Inovação

    Others Projeto mobilizador Smart Farm 4.0 galardoado com Prémio de Inovação