News

Exposição de fotografia ‘The Comedy Wildlife’ – a mais divertida do ano – conta com a participação do cE3c


Photos Gallery

Investigadora cE3c Maria Dias foi consultora científica da exposição resultante da parceria entre a Terra Esplêndida, a Comedy Wildlife Photography Awards e o Centro Português de Fotografia, para visitar, até 29 de outubro de 2023, no Porto.

Com cerca de 150 fotografias de vida selvagem dão vida e humor a uma exposição inédita em Portugal que promete alegrar toda a família. Entre animais bem-humorados, com ar maldisposto, trapalhões ou simplesmente apanhados num momento menos lisonjeiro, há muito por descobrir. A exposição procura dar a conhecer a diversidade da vida selvagem e episódios do seu dia-a-dia, na realidade, tão normais, cómicos, inspiradores, ternos ou inconvenientes quanto os nossos. É nos sorrisos, nesta aproximação às espécies retratadas e na assunção da sua proximidade connosco que a exposição vê a sua missão de sensibilização para a conservação da Natureza concretizar-se.

Também a ciência teve o seu espaço pela mão da investigadora cE3c Maria Dias, que assumiu a posição de consultora científica da exposição, garantindo-lhe um importante pendor informativo e educacional. Entre alusões à felicidade que as fotografias geram nos visitantes, Maria Dias refere que a exposição lança o apelo de que “quando virmos a rã a “sorrir”, ou a marmota a “dançar”, pensemos que os outros animais, tal como nós, gostam de celebrar a vida e querem continuar por cá mais uns tempos”. O paradoxal “sorriso” da rã esconde que os anfíbios são um dos grupos com mais espécies em risco de desaparecer. “Mas nenhum grupo animal escapa […] e muitas plantas estão também em risco de extinção”, revela a cientista.

Cientes deste cenário pouco animador, os fotógrafos de vida selvagem Tom Sulam e Paul Joynson-Hicks transformaram a sua visão e paixão comuns nos Comedy Wildlife Photography Awards, em 2015, para unir os mundos da fotografia e da conservação da biodiversidade através do humor. Os Prémios rapidamente atingiram dimensão mundial e, juntamente com as exposições e os milhões de visitantes que cativam anualmente, já permitiu angariar cerca de 20 milhões de libras (aproximadamente 23 milhões de euros) para projetos de conservação em 80 países.

Em Portugal, parte do valor angariado pela exposição irá reverter em favor da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e dos seus projetos de conservação.

A edição de 2023 dos Comedy Wildlife Photography Awards está aberta, desafiando fotógrafos amadores e profissionais a concorrerem com as suas imagens mais engraçadas até 27 de agosto de 2023.

 

____________________________________________________

Notícia por Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c, com base no texto original da Terra Esplêndida.

Imagens: [Cabeçalho] “O arganaz sorridente" por Andrea Zampatti © Andrea Zampatti/Comedy Wildlife Photography Awards 2017. Restantes, ver créditos nas legendas.


Tags: CSES exhibition photography biodiversity comedy wildlife

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade