Da Taxonomia ao Conhecimento da Biodiversidade


Photos Gallery

Da Taxonomia ao Conhecimento da Biodiversidade

Esgotado!
  • Lecturer(s) or Responsible(s): Ana Sofia Rodrigues, Anabela Martins & Manuela Sim-Sim
  • Department Responsible:
  • Data: November 24th, 2017 to November 25th, 2017
  • Deadline for Applications: November 3rd, 2017
  • Duration: 16h
  • Schedule: Sexta-feira e Sábado, 9.00h–13.00h e das 14.00h–18.00h
  • Nº (min, max) Students: 8, 10
  • Location: Sexta-feira: Sala 2.4.16 (Edifício C2), 9h00-11h00, e Laboratório 2.2.01 no resto do dia. Sábado: Laboratório 2.2.01 (Edifício C2).Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Objectives

Perante os atuais desafios ambientais e a sua importância para a nossa sociedade, este curso tem como principal objetivo dar a conhecer aos participantes conceitos base de taxonomia de briófitos, técnicas de laboratório para obtenção de DNA e métodos de análise filogenética, visando a integração dos diferentes dados (taxonómicos e moleculares) para o desenvolvimento de estratégias de gestão e conservação da biodiversidade.

IDIOMA: Português.

NOTA: Os participantes devem trazer consigo um computador portátil.

Directed to: Estudantes com conhecimentos de botânica, de licenciatura (e mestrado) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

General Plan

Considerando que os desafios ambientais têm vindo a tornar-se um assunto cada vez mais urgente para a sociedade, o conhecimento das espécies que fazem parte da biodiversidade do nosso planeta, e a forma como respondem às alterações ambientais são aspetos cada vez mais importantes da nossa sociedade. O conhecimento da biodiversidade e a sua interação com diversas variáveis ambientais, permitirá aumentar o interesse e a consciencialização entre a comunidade científica sobre as estratégias utilizadas para lidar com problemas reais, como as alterações climáticas, invasões de espécies exóticas, doenças, alterações de cobertura e frequência das espécies, entre outras ameaças, para as gerações atuais e futuras. A integração de dados taxonómicos e genéticos permitirá inferir acerca das afinidades dos diferentes taxa e as áreas apropriadas para a sua conservação. Para atingir os objetivos propostos serão selecionados 2 géneros de briófitos (uma hepática do Género Exormotheca e um musgo do género Ptychomitrium) da flora de Portugal e Macaronésia, cuja distribuição se estende ao hemisfério sul e regiões neotropicais.

Mais detalhadamente os objetivos são:

1: Implementação e desenvolvimento de um estudo taxonómico. Amostragem, recolha e seleção de espécies e caracteres para o estudo taxonómico. Reavaliação de carateres e preparação de matrizes morfológicas.

2: Desenvolvimento de um estudo filogenético Seleção e preparação de amostras, extração de DNA; escolha de marcadores moleculares, amplificação por técnica de PCR. Métodos de análise filogenética.

3: Integração dos dados taxonómicos e filogenéticos. Gestão e conservação da biodiversidade. A integração de dados taxonómicos e genéticos permitirá inferir acerca das afinidades dos diferentes taxa e as áreas apropriadas para a sua conservação (conservação in-situ). Exemplificação da aplicação de critérios IUCN para a determinação do estatuto de ameaça das espécies. Para atingir os objetivos propostos serão selecionados 2 géneros de briófitos (uma hepática do género Exormotheca e um musgo do género Ptychomitrium) da flora de Portugal e Macaronésia, cuja distribuição se estende ao hemisfério sul e regiões neotropicais.


Funding


Partners


Fee

25€ (inclui formação, coffee-breaks e certificado de participação).

Nota: informamos que não haverá lugar à devolução do valor de inscrição no curso em caso de desistência ou não comparência dos participantes, devido à existência de encargos administrativos.


How to apply

Os alunos interessados devem preencher o formulário de pré-inscrição disponível aqui. Após o preenchimento do formulário serão dadas as instruções necessárias para confirmar a inscrição.

Caso não sejas aluno de Biologia ou de um dos mestrados listados no formulário, ficarás automaticamente em lista de espera. Se restarem vagas no final do período de inscrições do curso pretendido, receberás um e-mail com as informações necessárias para completar a inscrição.