News

A newsletter do cE3c celebra a sua 100ª edição!


Photos Gallery

Download:

17/09/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

Lançada em novembro de 2014, a infocE3c - a newsletter do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c-FCUL) - celebra agora a sua centésima edição. São cem boas razões para recordar o seu percurso ao longo destes quase quatro anos - e cem boas razões para a subscrever AQUI, se ainda não o faz!

O dia 10 de novembro de 2014 marca o início da infocE3c, um meio que foi pensado para reforçar a comunicação interna e externa do centro num momento-chave do seu percurso: a adopção de um novo nome - cE3c - que marcou a sua reestruturação para integrar novos grupos de investigação e a sua expansão geográfica para os Açores.

“Como estávamos numa nova fase, com a reformulação do centro, por um lado era necessário reforçar internamente a coesão entre os investigadores e a interligação entre os grupos de investigação. Por outro lado, queríamos dar a conhecer quem somos e o que fazemos para a comunidade científica e estudantes”, recorda Patrícia Garcia Pereira, à data responsável pelo Gabinete de Comunicação do cE3c e atualmente investigadora de pós-doutoramento no centro, que lançou a infocE3c com o apoio de Inês Almaça, à data no Secretariado do centro.

À esquerda podem consultar a primeira edição da infocE3c - um exercício de memória para quem está connosco há mais tempo, ou uma descoberta para quem nos passou a acompanhar entretanto. Inicialmente publicada num formato de semanário e com uma periodicidade semanal, a newsletter foi - e continua a ser - um importante veículo para dar a conhecer a imagem do centro.

O seu percurso ao longo destes quase quatro anos foi marcado por alguns ajustes - algumas pausas relacionadas com ajustes no funcionamento do Gabinete de Comunicação, e também ajustes na forma e periodicidade com que é enviada. Atualmente a infocE3c é enviada a cada quinze dias, à segunda-feira, e o formato de semanário foi adaptado, reunindo todas as informações no corpo do e-mail. 

“Cada newsletter é um novo - e óptimo - desafio. O centro tem vindo a crescer, em dimensão e no impacto da sua investigação a nível nacional e internacional, e os investigadores têm estado mais envolvidos na partilha de informação sobre o seu trabalho - o que lança novos desafios na organização da informação e na preparação e divulgação das notícias. Isto torna este trabalho ainda mais estimulante - aprender todos os dias, pensar na solução para novos problemas, dar caras à nossa investigação!”, refere Marta Daniela Santos, responsável pelo Gabinete de Comunicação do cE3c desde março 2016, que conta com o apoio de Mariana Marques e Rúben Oliveira do Secretariado do centro na preparação da newsletter.

A centésima edição é um marco num percurso que sem dúvida será marcado por mais mudanças, em resposta às novas necessidades que forem surgindo, novas ferramentas e formas mais eficazes de comunicar. Se ainda não subscrevem a infocE3c, podem fazê-lo desde já aqui. 

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade