News

O cE3c nas celebrações do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro

27/08/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (FCUL) é uma das instituições que irá marcar presença na celebração do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro. As atividades estarão centradas no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, a par com diversas atividades organizadas ao longo do país e pela Europa.

Vários investigadores do cE3c estão envolvidos na organização e vão estar presentes em diversas atividades que celebram o Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro.

O arranque das atividades está previsto para as 9h30, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em que à Sessão de Abertura se seguem diversas apresentações por especialistas nesta área – programa disponível aqui. Em paralelo decorre uma exibição temática e interativa, no átrio interior do Pavilhão Central, em que o cE3c estará representado com várias atividades.

A celebração desta data estende-se por várias localidades um pouco por todo o país. Em Ponte de Sôr, o cE3c integra a atividade “Cientistas vão à Escola”: Teresa Dias e Margarida Santana (PSE), do grupo “Plant-Soil Ecology - PSE” do cE3c, serão duas das cientistas a sensibilizar os alunos dos 11º e 12º anos para “falar do, pensar sobre, e ver o invisível”.

Em Portugal, as atividades do Dia Internacional do Microrganismo são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, em colaboração com a Ordem dos Biólogos, a Agência Ciência Viva, a Sociedade Portuguesa de Ecologia e com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal.

Esta data tem como objetivo divulgar e promover a microbiologia como área de atividade profissional e consciencializar os jovens e a sociedade em geral para o papel essencial que uma multidão invisível de seres vivos muito diversos desempenha na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida, bem como para as suas potencialidades biotecnológicas.

Foi escolhido o dia 17 de setembro por ter sido nesta data, em 1683, que o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society de London descrevendo pela primeira vez um microrganismo, lançando a base para a microbiologia.

Recorde-se que a proposta de criação desta efeméride tem raízes no cE3c: como noticiámos em 2017, data em que foi pela primeira vez assinalado o Dia Internacional do Microrganismo, a criação desta efeméride surgiu de uma ideia das investigadoras Cristina Cruz e Maria Amélia Martins-Loução (PSE-cE3c).

Mais informações sobre o programa de atividades que irá assinalar em Portugal o Dia Internacional do Microrganismo em 2018 disponíveis aqui.

Other Articles

  • Assessing the wider implications of species extinctions: island birds and beyond

    Conference Assessing the wider implications of species extinctions: island birds and beyond

  • Citizen science “biodiversity apps” and connection to nature

    Conference Citizen science “biodiversity apps” and connection to nature

  • Monitoring for Resilient Forests - Needs, Gaps, and Way Ahead

    Conference Monitoring for Resilient Forests - Needs, Gaps, and Way Ahead

  • Sexual selection in plants: what happens after pollen land on the pistil?

    Conference Sexual selection in plants: what happens after pollen land on the pistil?

  • Bioremediation for environmental sustainability in the Niger Delta region, Nigeria: microbes and the SDGs

    Conference Bioremediation for environmental sustainability in the Niger Delta region, Nigeria: microbes and the SDGs