News

cE3c marca presença na Noite Europeia dos Investigadores 2017, a 29 de setembro


Photos Gallery

18/09/2017. Actualizado a 22/09/2017. Texto por Marta Daniela Santos.

O cE3c marca presença na edição de 2017 da Noite Europeia dos Investigadores: nos eventos organizados em Lisboa pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, e nos eventos organizados na Ilha Terceira (Açores) através do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.

Aproxima-se mais uma edição da NEI – Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que se realiza a nível europeu desde 2005, na noite da última sexta-feira do mês de setembro, com o objetivo de celebrar a ciência e aproximar investigadores e cidadãos. São várias as iniciativas dinamizadas um pouco por todo o país, com entrada livre.

O cE3c vai marcar presença nos eventos NEI organizados em Lisboa pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva; e nos eventos organizados na Ilha Terceira (Açores) através do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.

Atividades cE3c no MUHNAC:

18h00-00h00: O lado vivo do solo: Sabia que há vida no solo? Este tema tem como objetivo chamar a atenção para o papel crucial que o solo (em especial os seus componentes vivos) tem no funcionamento dos ecossistemas e de como o nosso dia-a-dia depende desse mesmo funcionamento. Investigadores: Teresa Dias, Cristina Cruz, Maria Amélia Martins-Loução, Juliana Melo, João Melo, Florian Ulm e Catarina Gouveia. Local: MUHNAC.

18h00-00h00: I can’t live without you! Não consigo viver sem ti! Já alguma vez pensou nas relações simbióticas que existem entre os micróbios e outros micróbios, plantas e animais e que são mutuamente benéficas? Nesta atividade terá a possibilidade de preparar amostrar para a observação microscópica do intestino grosso de uma térmite, de um líquen e do nódulo de uma raíz de um legume e identificar as relações simbióticas microbianas em cada uma das amostras. Organização conjunta FCUL e cE3c-FCUL. Investigadores: Silvana Munzi, Catarina Gouveia, Cristina Cruz e Mauro Lo Cascio. Local: Príncipe Real.

18h00-00h00: X-Bugs: super-heróis de seis patas. Abelhas, escaravelhos, térmitas, piolhos? Afinal para que servem estas bichezas? Será que só picam, assustam, furam a mobília ou não têm parança na cabeça da criançada? Ou há uma outra versão nesta história? Venha daí descobrir! Investigadores: Carla Rego, Mário Boieiro, Sofia Seabra, Sónia Duarte, Andreia Valente. Organização SPEN, com cE3c-FCUL como entidade parceira. Local: MUHNAC.

Atividades cE3c no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva:

18h30-00h00: Telhados de musgo contra as alterações climáticas. Local: exterior do Pavilhão do Conhecimento.

20h00-21h30: À mesa com… Investigadores portugueses mostram que não é só na ciência que os seus talentos são reconhecidos e convidam-no para jantar com um menu especialmente confecionado por eles. Por Galopim de Carvalho (ULisboa) e a investigadora cE3c-FCUL Maria Amélia Martins-Loução. Local: cafetaria; 8€ por pessoa, limitado à lotação da sala.

21h00-21h30: Flash talks. Em três minutos, finalistas do concurso de comunicação de ciência FameLab partilham a sua visão do futuro. Inclui uma flash talk por Rúben Oliveira, colaborador do Gabinete de Comunicação cE3c. Local: exterior do Pavilhão do Conhecimento.

Atividades cE3c na Ilha Terceira (Açores):

20h30-21h30: Vamos descobrir a biodiversidade de artrópodes no Jardim de Angra do Heroísmo. Investigadores: Paulo Borges, Rosalina Gabriel.

Mais informações disponíveis em http://noitedosinvestigadores.org/ (evento dinamizado pelo MUHNAC) e http://noitedosinvestigadores.pt/ (evento dinamizado pela Ciência Viva).

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade