News

O cE3c na celebração do Dia Mundial do Solo, a 5 de dezembro

4/12/2018. Texto de Gil Penha-Lopes.

O cE3c associa-se à celebração do Dia Mundial do Solo esta quarta-feira, 5 de dezembro, como co-organizador de um evento dirigido sobretudo a crianças e jovens, com atividades lúdicas e práticas. O evento terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), com diversas atividades entre as 10h00 e as 23h00, e surge no âmbito do projeto GROW.

#GrowSoilHealth: Investigação-Ação Participativa para Regeneração do Solo

Este evento, organizado no âmbito do Observatório GROW, do qual a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é membro ativo, tem como objetivo aumentar a conscientização e ação para Melhorar a Saúde do Solo (#GrowSoilHealth).

Voltado principalmente para crianças e jovens, o evento contará com atividades lúdicas e práticas, incluindo pequenas apresentações sobre o solo, sua função e os efeitos da poluição; amostragem do solo e sua manipulação com as mãos; atividades práticas relacionadas com a compostagem e vermicompostagem, preparação do solo para o cultivo de plantas, hortícolas e árvores, e potencial para o plantio de alguns seres vivos na comunidade de docentes-hortas.

A celebração artística e convívio são dois pilares fundamentais de um processo regenerativo da comunidade assim como da saúde ecológica e ambiental. Por isso o evento conta com artistas reconhecidos pela sua dedicação à Sustentabilidade.

Este evento faz parte do Observatório GROW, que é um projeto científico de cidadãos em toda a Europa, envolvendo milhares de produtores, cientistas e outros apaixonados pelo solo e pela terra. Descobrimos juntos, usando ferramentas simples para melhor manejar o solo e cultivar alimentos, assim como apoiando a calibração de monitorização ambiental via satélite, no âmbito do projeto GROW, enquanto membros ativos da ciência cidadã.

Objetivos

- aumentar a consciência sobre a importância do solo: estrutura e função,

- aumentar a consciência sobre a poluição dos solos e que a solução está em nós,

- disseminar o trabalho e infraestruturas no cE3c,

- disseminar o projeto GROW.

 

Atividades e Agenda

Manhã 10h-12h30:

- Apresentação do GROW e colocação dos sensores

- Aplicações GROW – Arte , “GROW Observatory App”  &  GROW Facebook Page Group “Share My Planting Calendars”

- Visita ao PermaLab com o tema “Regeneração de Solos”

Almoço

Tarde 14h-16h30:

14h-15h: Infoshot sobre: “Poluição dos solos: agrotóxicos e biofertilizantes?” Prof Cristina Cruz e Prof Marcos Pedslowski. 

15h-16h: Webinar em direto: “Citizen Science: From Data to Action”

15h-18h30: Mãos na Terra (Horta C2 e PermaLab)

18h30-19h30: Meditação Guiada

19h30-20h: A Forra da Árvores

20h: DJ Set & Alive Music: Artemia

21h30h: DJ Set: BirdzZie

23h: Encerramento

Comunicação

#GrowSoilHealth #StopSoilPollution #ChangingClimate

Organizadores:

HortaFCUL, cE3c, GROW Place Portugal, GROW Observatory, FCiências.ID

Localização

Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Campo Grande, receção na HortaFCUL, perto do edifício C2 bar às 9:45 e às 13:45h (depois iremos para outro local dependendo da meteorologia, para o PermaLab, perto das Estufas ou numa sala a designar).

Other Articles

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

  • EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

    Conference EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)